Coragem para Mudar

Coragem para Mudar

Antes de mais nada gostaria de dizer que no momento que escrevo esse texto não estou me sentindo bem e para quem me conhece isso é algo difícil de acontecer. Eu geralmente sou conhecido por ter grande energia e por sempre estar de bem com a vida.

Aquela notória “good vibe”. Mas essa não é toda a verdade. E vou dizer porquê.

A verdade é que eu também sofro. Eu também passo por momentos ruins. Eu também enfrento sentimentos negativos. O que acontece é que hoje eu deixo eles naturalmente seguirem o fluxo que eles devem seguir. Eu não fujo dos meus sentimentos, eu sei lidar com eles.

Saber lidar até pode ser muito exagerado de dizer. Mas com o passar do tempo e com toda minha jornada de descoberta pessoal, hoje eu sei lidar um pouco melhor com eles.

Outro fato interessante é assumir esta postura. É assumir que no momento eu me sinto angustiado, por vezes não sei direito o que está acontecendo mas ao fazer esse escaneamento do meu próprio EU rapidamente consigo identificar o que está realmente me impactando naquele instante e logo drenando a minha energia de viver.

Isso tudo me faz pensar que sim, sou alguém corajoso. Mas o que vem a ser coragem?

Coragem na sua etimologia vem do latim COR-ATICUM. O significado de COR é coração e ATICUM nada mais é que um radical utilizado para agir sobre algo. Assim sendo, CORAGEM não se trata de ser destemido, bravo ou da ausência de medo. Se trata de AGIR a partir do CORAÇÃO. Portanto, o olhar interno é essencial quando estamos falando desta virtude humana.

Porém, esta capacidade de olhar para dentro de si não é simples e por vezes é bastante enigmática. É de extrema importância ao mesmo tempo. Pois é somente olhando a partir dos nossos sentimentos que conseguiremos nos enxergar como um todo. Como algo que faz parte de todo um universo, de toda uma realidade que se apresenta para nós.

É necessário muita coragem para mudar aquilo que não está legal. De admitir e aceitar que algo está fora do lugar. Enxergar aquelas coisas que geralmente a gente diz que não são nossas, mas que no fundo, sabemos que são sim. De estabelecer essa conexão consigo mesmo e dizer que algo precisa ser alterado. Sem mentir nem omitir nada de si. A realidade nua e crua, por mais dolorida que seja! Essa é a coragem para mudar!

Quando falamos de mudança bem objetivamente, pensamos em sair de um estado para outro. Para um estado melhor, quando se trata de uma mudança de vida.

E como realizar esse processo? Vontade?? Inspiração?? Motivação??

Nada disso, você precisa mesmo é de CORAGEM! Somente com este ingrediente será possível mudar! O princípio básico de toda mudança não é a vontade. O fumante sabe que precisa parar de fumar! Vontade todo mundo tem!

Através da minha prática profissional e das minhas vivências pessoais hoje eu creio que o começo de tudo é ter CORAGEM!  E coragem vem do coração. das nossas emoções e intuições. Significa seguir a nossa essência, seguir o nosso instinto. Ter medo é essencial. Mas se uma mudança é feita a partir do coração, por mais dolorida que seja, é a escolha mais adequada.

Você quer mudar?

Se você realmente quer melhorar a sua vida e alterar o que não está legal, esqueça por hora a sua motivação e pare de dizer que tem vontade. Não é na motivação que você vai encontrar o primeiro passo para mudança. É na coragem! É olhar para aquilo que esta acontecendo dentro de você! Esse é o primeiro passo.Só analisando e olhando o nosso coração vamos conseguir enfrentar e mudar a realidade. Essa é uma das chaves da evolução pessoal, do crescimento e do desenvolvimento humano.

Se você está buscando somente mudanças, cuidado! Muitas vezes se ela não for a partir do coração, ou sem tomada de consciência, você apenas está achando uma outra maneira de conseguir os mesmos resultados. Portanto, não busquem só mudança, busquem a coragem para mudar porque através do coração e desse despertar pessoal é que iremos conseguir evoluir.

O passo natural do ser humano é para frente! Por isso assuma esse passo! Encontre a coragem e logo você terá forças para realizar aquela mudança que realmente faça sentido e que faça você evoluir, se desenvolver e ir além do que você já é!

Próximo Conteúdo

Your email address will not be published.